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Carteira de Identidade: agendamento já é feito por internet ou celular

Foto: Arquivo PMV SECOM
O agendamento eletrônico no setor de emissão de Carteira de Identidade já está disponível para os munícipes que desejam solicitar a 1ª e 2ª vias do documento na Casa do Cidadão, em Itararé. Para acessar, basta entrar no endereço eletrônico agendamento.vitoria.es.gov.br, preencher os dados solicitados e imprimir ou anotar o horário agendado gerado pelo sistema.
Segundo a gerente do Centro Integrado de Cidadania (CIC) – Casa do Cidadão, Juliana Sardenberg, a iniciativa, que tem como objetivo oferecer mais conforto e comodidade para os usuários, vai facilitar a vida dos munícipes e acabar com as filas no local.
"O serviço, que é uma parceria com a Polícia Civil, disponibiliza, diariamente, 80 senhas para atendimento. Com o agendamento eletrônico, o munícipe poderá marcar o dia e a hora para comparecer ao local, sem precisar enfrentar fila e com a certeza de que será atendido no dia solicitado", disse.
Atendimentos a partir de segunda
Os atendimentos nesta nova modalidade poderão ser marcados já para a próxima segunda-feira (18), como explicou a gerente. "Os agendamentos serão vinculados ao CPF. O cidadão poderá marcar atendimento para o dia seguinte ou até cinco dias úteis subsequentes. Haverá uma tolerância de 15 minutos de atraso. Quem não comparecer dentro do prazo terá o agendamento cancelado automaticamente e só poderá remarcar após um prazo de 15 dias", esclareceu.
Papa Fila
A nova modalidade de agendamento também está disponível no aplicativo da Prefeitura de Vitória: Vitória Online. Para fazer o agendamento eletrônico pelo smarphone, é preciso baixar o aplicativo da Prefeitura de Vitória, disponível no Apple Store e no Google Play, e acessar o serviço “Papa Fila”.
Auxílio para agendamento
Caso o cidadão tenha alguma dúvida, a orientação é entrar em contato no telefone 3382-5515 ou comparecer à Casa do Cidadão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. Um atendente irá auxiliar no agendamento.
Aqueles que não tiverem acesso à internet para efetuar o agendamento eletrônico pelo computador ou smartphone podem se dirigir a qualquer Telecentro da cidade ou acessar uma rede sem fio do Vitória Online.
A gerente do CIC adianta que outros serviços oferecidos na Casa do Cidadão vão passar a operar com agendamento eletrônico. "A iniciativa veio para modernizar o acesso à cidadania. Estamos com diálogo permanente com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) para aprimorar o serviço e analisar a possibilidade de estender essa funcionalidade para outros setores, como o de emissão de Carteira de Trabalho", adiantou.
Solicitação da 1ª via:
Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada), de acordo com o estado civil. Em caso de divórcio, apresentar Certidão de Casamento com averbação de divórcio (original ou cópia autenticada);
Uma foto 3x4 recente, com fundo branco;
Comprovante de residência (conta água, luz ou telefone)
Solicitação da 2ª via:
Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou cópia autenticada), de acordo com o estado civil. Em caso de divórcio, apresentar Certidão de Casamento com averbação de divórcio (original ou cópia autenticada);
Uma foto 3x4 recente, com fundo branco;
Comprovante de residência (conta água, luz ou telefone);
Pagamento da taxa DUA, no valor de R$ 50,22;
A isenção do pagamento de taxa é garantida pela Lei 5.181/93 a quem está desempregado ou tem vencimentos de até três salários mínimos. Para requerê-la, deve-se apresentar a Carteira de Trabalho ou o contracheque.
De acordo com a Lei Estadual 9.795/2012, quem foi furtado ou roubado também terá a isenção da taxa desde que apresente o Boletim de Ocorrência.

Serviço
Casa do Cidadão
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Endereço: Avenida Maruípe, nº 2.544, Itararé
Informações: 3382-5484 / 5485

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