Image and video hosting by TinyPic

ATENÇÃO!

Este Site não visa fins lucrativos nem tem como objetivo reproduzir as obras.Nosso único objetivo é divulgar o trabalho dos cantores e fazer com que você avalie o arquivo antes de adquiri-lo.Se você gostou deste cd, procure uma revendedora mais próxima de sua casa e COMPRE Original, não incentive e nem faça pirataria, jamais compre arquivo PIRATA.OBS: Srºs Cantores se algo contigo neste site lhe causa algum dano ou prejuizo nos comunique para que possamos retirá-lo imediatamente de nosso site. O Portal Visão News gospel, Nao Se Responsabiliza Pelos Links Aqui expostos!

IMAGENS


A maioria das fotos deste blog foi retirada do Google Imagens.

REPRODUÇÃO DE TEXTOS

A cópia integral ou em parte de textos deste blog é livre, desde que seja dado o crédito com link para cá. O FairShare rastreia todas as reproduções.

* Não nos responsabilizamos pelo mal uso do conteúdo encontrado no Site e também por qualquer dano ou prejuízo causado por algo postado aqui.

* Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que ira utilizá-los.

A maçonaria





A maçonaria, para muitos (e eu chuto dizer a grande maioria do povo que desconhece) seria um seita. Cheia de poderosas e até sinistras reuniões secretas, onde se praticam rituais obscuros. É um segredo grandioso, que intriga muita gente, desde tempos antiquíssimos. Para outros, seria algo de tanta vantagem quanto um poço de petróleo no quintal. Está cercada de lendas, mitos e mistérios. Hoje, iremos desmitificar (até onde é possível) toda essa história. Sejam bem vindos ao mundo Maçônico.

É para responder grande parte das dúvidas que estou montando esse post. O que é a Maçonaria? Quem são os maçons? O que fazem? Pra que se reúnem? Vamos as respostas.
O que é a Maçonaria?

Bom, eu não teria como dar a melhor das explicações por não ser um maçom… E mesmo que fosse, acredito que ainda não poderia. Mas pra frente, entenderemos o por quê. O pouco que vou saber lhes explicar, vem de algumas conversas. Vamos lá!

Maçonaria é uma sociedade discreta, onde suas ações são reservadas e interessa apenas àqueles que dela participam. A maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo,humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade,fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.

A maçonaria admite todo homem que é livre e possui bons costumes, não fazem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e de buscar sempre a perfeição.

Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si. Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes, 3,2 – nos Estados Unidos, 1,2 no Reino Unido e 1,0 no resto do mundo. No Brasil existem aproximadamente 150 mil maçons e 4.700 Lojas.

O termo maçonaria é de origem francesa , e significa construção. O termo maçom portanto é um aportuguesamento do francês; maçonaria por extensão significa algo como “associação de pedreiros”.

Para ser membro da maçonaria não basta a autoproclamação, é necessário um convite formal e é obrigatório que o indivíduo seja iniciado por outros maçons, e para se manter tem que cumprir com os seus juramentos e obrigações, sejam elas esotéricas ou simbólicas, e que esteja integrado em uma loja.
Origem da Maçonaria

A maçonaria começou como uma sociedade secreta que surgiu vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do iluminismo. Originalmente era uma das sociedades secretas que chegara ao século XVII se apoiando em fundamentos de filosofia natural e até mítico-alquímicos, tal como se depreende do simbolismo dos signos e dos números (a tríade, o triângulo, o círculo).

Formavam corporações privilegiadas, que se furtavam de toda a regulamentação municipal e guardavam os segredos da profissão. É especificamente maçônico o vínculo com a tradição da construção: daí procede a sua terminologia, os seus objetos de culto, emblemas e o ritual (martelo, paleta, esquadro, mandil), bem como os graus de mestre, companheiro e aprendiz.

A Grande Loja de Maçonaria foi criada na Inglaterra em 1717, e unia as quatro lojas londrinas. O líder eleito era conhecido como Grão-Mestre. Aberta a todos as crenças religiosas, a Maçonaria se transformou em um receptáculo da filosofia das Luzes e depressa se estendeu a todo o Continente europeu.

No final do século XVIII já existiam 700 lojas em França, compostas por grande quantidade de nobres e membros da classe média e do clero, apesar dos Papas Clemente XIII e Bento XIV terem proibido a maçonaria em 1738 e 1751.
Maçonaria e Política

Embora não seja clara a influência política exercida pela maçonaria, é sabido que a ela pertenceram personagens como George Washington e Benjamin Franklin, sendo que os princípios maçônicos se refletem na declaração de independência dos Estados Unidos. A Revolução Francesa também usou a maçonaria para obter o lema “Liberdade, igualdade, fraternidade”.
Simbologia


A Maçonaria, é definida através das instruções maçônicas inglesas, como um sistema peculiar de moralidade, velado por alegorias e ilustrado por símbolos.

Em sua “Encyclopedia of Freemasonry”, o sábio Albert Galatin Mackeyprefere ir mais longe:


“A Maçonaria é um sistema de moralidade desenvolvido e inculcado pela ciência do simbolismo. Este caráter peculiar de instituição simbólica e também a adoção deste método genuíno de instrução pelo simbolismo, emprestam à Maçonaria a incolumidade de sua identidade e é também a causa dela diferir de qualquer outra associação inventada pelo engenho humano. É o que lhe confere a forma atrativa que lhe tem assegurado sempre a fidelidade de seus discípulos e a sua própria perpetuidade.”

De fato, a Maçonaria adotou o método de instrução, ela não o inventou.

A simbologia é a ciência mais antiga do mundo e o método de instrução dos homens primitivos. É graças a ela que tomamos conhecimento hoje, da sabedoria dos povos antigos e dos filósofos. O acervo religioso, cultural e folclórico da humanidade está preservado através do simbolismo, desde a pré-história.

O princípio do pensamento simbólico está fincado em uma época anterior à história, nos fins do período paleolítico. Os mestres da humanidade primitiva, podem ser facilmente localizados, através de estudos sobre gravações epigráficas.

A Maçonaria é a legítima herdeira espiritual das sociedades iniciáticas da antiguidade, porque perpetua o tradicional método de instrução, no ensinamento de suas doutrinas.

Seria cansativo, e até um desperdício, me aprofundar tanto em palavras, quando temos vídeos tão bons sobre o assunto. No post do livro de São Cipriano, eu tive que me aprofundar, porque não dispunha de algo tão didático, exceto textos e imagens pesquisadas. Deixarei 2 documentários distintos, seguido de um vídeo indicado pelo amigo Thor Lira.

Lhes indico que assistam o vídeo com tempo, para quando entenderem, voltarem, e rever com calma.
Decifrando o Passado: A Franco-Maçonaria



Maçonaria – Rituais Secretos


E aqui, o vídeo indicado pelo Thor… trata-se de uma oração maçônica.




Espero ter esclarecido algumas das dúvidas, e matado a curiosidade de vocês. Confesso que achei bastante interessante, e gostei do aprendizado. Gostaria também de me desculpar com a sociedade maçônica, caso tenha pecado em alguma parte, ou talvez até tenha ofendido ou me equivocado. Estarei aqui para corrigir quaisquer erros que sejam percebidos. Basta entrar em contato comigo, e assim, corrigirei.

Fonte-issoebizarro.com

Comentários












By Scraps Gospel ®

assine o feed

siga no Twitter

Postagens

acompanhe

Comentários

comente também





Botão Bíblia 1

Postagens mais visitadas deste blog

Certificado de Batismo para download

Péricles ex-exaltasamba aceita Jesus e agora se torna um cristão.

Bíblia + HC Para DataShow – PowerPoint