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Operadoras devem melhorar serviços no prazo de 6 meses

Essa é a estimativa da Anatel, que receberá plano de ação de empresas para as redes


A Gazeta

foto: AE
Mensagem recebida por cliente nesta quinta-feira (19), após a Anatel suspender as vendas de novas linhas da TIM
Lojas da TIM, proibidas de vender chip a partir de 2ª-feira
Brasília

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prevê uma melhora mais consistente nas redes das operadoras de celular, a partir do plano de ação a ser apresentado à agência, no prazo de até seis meses. A avaliação foi passada ontem pelo superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos.

Ele disse que, a cada seis meses, a Anatel fará a análise de desempenho das operadoras a partir do cumprimento das ações propostas para os próximos dois anos. Os planos de melhoria na qualidade dos serviços móveis (voz e internet) já começaram a ser a apresentados pelas operadoras esta semana.

Esses planos estão previstos na medida cautelar da Anatel que proíbe, a partir de segunda-feira, a venda de novos planos de serviços pela TIM, Oi e Claro.

Na quarta-feira, a Anatel decidiu congelar a venda de chips da Oi,  punição que também foi aplicada à TIM, em 19 Estados (incluindo o Espírito Santo), e a Claro, em três.

Vivo

Única operadora a não ser punida com a suspensão de vendas, a Vivo entrou na mira da Anatel. A agência determinou ontem que a empresa tome providências para diminuir em 40% o número de interrupções do serviço no Estado de São Paulo, em comparação à quantidade de falhas  nos últimos 12 meses.

A medida foi adotada em virtude do aumento da quantidade de interrupções  nos últimos anos e tem validade até 31 de julho de 2013. A empresa terá cinco meses para a regularização dos serviços e também terá de ressarcir os créditos aos usuários afetados pelas interrupções.
Justiça decide 2ª se dá liminar à TIM
Ficou para a segunda-feira, dia 23, a decisão da Justiça Federal de Brasília sobre o recurso apresentado pela TIM contra a decisão da Anatel de suspender a venda de chips da empresa, informou ontem  Justiça Federal no DF. A Anatel e a TIM já vinham conversando há  um ano e meio sobre a qualidade dos serviços da empresa, disse à Reuters uma fonte da agência reguladora.
Tire suas dúvidas

Até quando vale a suspensão? As empresas terão 30 dias para apresentar um plano detalhado, por Estado, com medidas capazes de garantir a qualidade do serviço e das redes de telecomunicações. As vendas só serão liberadas depois que esses planos forem aprovados pela Anatel.

E as outras operadoras? Não terão que melhorar os serviços? A Vivo, a CTBC e a Sercomtel não foram proibidas de comercializar linhas, mas também terão que apresentar planos de melhoria.

O que muda para os atuais clientes das três operadoras após as sanções da Anatel? Não muda nada.  Os consumidores continuam tendo direito a serviços de qualidade. SAC e ouvidoria têm que funcionar.

Os clientes podem continuar a fazer a portabilidade? Segundo a Anatel, não será possível fazer a portabilidade para as operadoras cujas vendas estejam suspensas. A troca entre as demais operadoras, assim como a portabilidade das empresas afetadas para outras serão feitas normalmente.

Como o cliente deve proceder se estiver em fase de habilitação na espera da instalação de um serviço já adquirido? Quem já comprou o serviço terá a instalação feita normalmente, já que apenas as vendas foram suspensas a partir do dia 23. Se o cliente assinou contrato até o momento em que a punição não foi aplicada, o mesmo tem que ser honrado.

Fonte: G1
Procon autoriza vendas em Porto Alegre
TIM, Claro, Vivo e Oi estão autorizadas a voltar a comercializar todos os seus serviços pelo Procon de Porto Alegre. A decisão de suspender a proibição que vigorava desde segunda-feira foi tomada pelo órgão no final da tarde de ontem. Não houve um acordo, mas um compromisso, assumido pelas empresas, de atender às exigências feitas pelo Procon. A partir de hoje, as operadoras terão de publicar peças da chamada “contrapropaganda” em jornais e emissoras de rádio e TV nas quais informam aos clientes a real abrangência de suas áreas de cobertura na capital gaúcha.

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