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Ônibus vão circular mais entre os bairros

Com o crescimento da cidade, foi preciso readequar as linhas


A Gazeta

foto: Vitor Jubini / GZ
Data: 26/07/2012 - Banda Hi-Fi - Editoria: Caderno Dois - Foto: Divulgação - Jornal A Gazeta
A intenção é descongestionar os terminais, diminuir as baldeações e tornar as viagens mais rápidas



O transporte público na Serra deve passar por mudanças nos próximos anos. Além de aumentar a circulação de ônibus entre os bairros, o município também pretende criar e readequar algumas linhas.

As medidas devem ser tomadas para que o sistema de transporte acompanhe o crescimento de algumas áreas da cidade. Com isso, o município pretende descongestionar os terminais, diminuir as baldeações e tornar as viagens mais rápidas.

"A Serra cresceu muito nos últimos anos, e é preciso ter um plano de mobilidade que priorize o transporte intermunicipal sem esquecer o deslocamento entre os bairros. Antes, a maioria da população fazia mais o trajeto entre Serra e Vitória. Hoje, com o crescimento da cidade, muitos usuários fazem trajetos de um bairro para outro", explica a secretária de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Ana Márcia Erler.

As mudanças também vão permitir a redução da circulação de ônibus em alguns pontos da cidade em até 30%. "O novo arranjo de circulação do sistema de transporte público vai tornar o sistema mais eficaz e, em alguns pontos, pode reduzir a circulação de ônibus sem prejudicar o atendimento dos usuários", acrescenta a secretária.

A intenção do município é seguir a proposta do BRT - os corredores exclusivos para ônibus - diminuindo as linhas troncais, que ligam os terminais; e aumentando as linhas alimentadoras, que ligam os bairros aos terminais e, com as mudanças, também farão a ligação entre bairros. Isso porque, de acordo com o estudo, na maioria dos deslocamentos, os passageiros precisam fazer, pelo menos, duas baldeações, passando pelos terminais, para chegar a outros bairros.

As propostas fazem parte do Estudo de Mobilidade elaborado pelo município. O estudo também prevê a implantação do BRT até a sede do município e a construção de três novos terminais, também chamados de portais de transferência de passageiros, no projeto do BRT. "O estudo de mobilidade foi apresentado ao governo do Estado, que já sinalizou que pretende aproveitá-lo em seu Plano de Mobilidade Metropolitana", completa a secretária Ana Márcia.
Mudanças

Propostas
Terminais

Construção de três novos terminais, ou portais de transferência de passageiros, em Serra-Sede, Eldorado e Cidade Pomar

Novas linhas
Serra-Sede - T. de Carapina (via litoral)

Ligará a sede do município até o Terminal de Carapina, passando pelo litoral e pela Avenida Norte-Sul

Serra-Sede - T. de Carapina (via Norte-Sul)

Ligará a sede da cidade ao Terminal de Carapina, passando pela BR 101

Circular Via Parque

Ligará os terminais de Carapina e Laranjeiras, passando pela região de Carapina Grande.

Corredor exclusivo

Proposta prevê estender os corredores exclusivos até a região de Serra-Sede

Mudança de linhas

Com a implantação do BRT até a sede, seriam criadas quatro linhas troncais (duas com destino a Vitória e duas com destino aos terminais de Laranjeiras e Carapina)

Corredores exclusivos poderão chegar até a Serra-Sede

O estudo de mobilidade elaborado pela Serra já foi apresentado ao governo do Estado. Segundo o diretor-presidente da Ceturb, Léo Carlos Cruz, o trabalho traz alternativas de deslocamento para a cidade e colabora com o Plano de Mobilidade do Estado. "Vamos considerar os estudos da Serra durante a execução do BRT - os corredores exclusivos para ônibus. Vamos analisar esse estudo sob a ótica do BRT e ver o que pode ser feito", disse.

Um dos pontos principais a ser avaliado pelo governo do Estado é a possibilidade de estender os corredores exclusivos até a região de Serra-Sede. "Apesar de o estudo da Serra apontar isso, só o projeto executivo do BRT vai mostrar se isso será possível", acrescentou Cruz.

No entanto, algumas propostas do estudo podem ser postas em prática antes mesmo da implantação do BRT. "As mudanças na reestruturação de algumas linhas, por exemplo, já podem se concretizar. Também pode ser possível adiantar a construção de um terminal que atenda a região de Serra-Sede, desde que essas mudanças não sejam conflitantes com os planos do BRT", contou.

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